Eventos

El’Manuscript 2018 - Textual Heritage and Information Technologies

14 a 18 de Setembro de 2018

Em Viena e Krems, Austria: Department of Slavonic Studies, Vienna University; European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration, Centre for Cultural Property Protection, Department for Building and Environment, University for Continuing Education, Krems

Para mais informações:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website da conferência

Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” (2ª ed.)

18 e 19 Outubro 2018
Museu Nacional dos Coches, Lisboa

Organização: Pporto.pt e VERdeNOVO

Apoio: Direcção Geral do Património Cultural e Museu Nacional dos Coches

Para mais informações

A participação no Seminário “Património, Cultura e Desenvolvimento Sustentável” implica o pagamento de 50,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui

pat desn sust

Palestra com a Presidente da E.C.C.O. Susan Corr

logo arp-100No passado dia 27 de julho, decorreu no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, uma palestra com a intervenção da Presidente da E.C.C.O. - Susan Corr. Evento organizado pela ARP, em formato mesa-redonda, deu oportunidade aos participantes de debater os processos de defesa e afirmação da profissão desenvolvidos pela E.C.C.O. no âmbito europeu. 

A Susan Corr, de forma informal, conversou com os presentes expondo o posicionamento actual da E.C.C.O. na construção das estruturas legais para o reconhecimento da profissão. Evidenciou o trabalho no Conselho da Europa como Entidade Observadora no CDCPP (Steering Committee on Landscape, Heritage and Culture) e a participação vigorosa no desenvolvimento de um plano estratégico europeu para o sector do Património Cultural que clarifique as funções e atribuições do Conservador-restaurador como profissional essencial na defesa e valorização do Património Cultural. 

Considerando as actuais linhas de acção no contexto europeu (v. European Heritage Strategy for the 21st Century) e tendo em conta a nova agenda para a Cultura que a Comissão Europeia está a implementar, a E.C.C.O. tem sido uma interveniente activa na intensificação dos mecanismos de valorização e representatividade da profissão, tendo a Susan Corr destacado o trabalho e empenho da E.C.C.O. nos fóruns de diálogo promovidos no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, nomeadamente a participação na estrutura de trabalho do Voices of Culture and Heritage, e sobretudo na realização do relatório relativo à transferência de conhecimentos e aptidões: profissões tradicionais e emergentes do património cultural. 

Esta intervenção permitiu relembrar que a edificação estratégica da defesa da profissão será igualmente organizada no âmbito europeu e que o compromisso e empenho das associações profissionais e seus associados, pertencentes à confederação, são a garantia da actividade e do valor atribuído à E.C.C.O.

37861575 1820641924686486 1077516889799786496 n 37887279 1820641921353153 338161849163841536 n

Encontro sobre Conservação de Colecções Científicas

MUHNAC 100logo arp-100

 

 

 

A Arp associou-se ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, na realização do I Seminário Nacional de Conservação de Colecções Científicas, que decorreu no passado dia 28 de Junho nas instalações do Museu.
 
O Encontro contou com 12 comunicações que versaram diferentes aspectos da Conservação do Património Científico Nacional, terminando com uma mesa redonda sobre a especificidade desta área patrimonial e a formação actual dos cursos superiores.
 
No mesmo, estiveram reunidos mais de 140 participantes, entre conservadores-restauradores, responsáveis pelos cursos superiores de Conservação e Restauro, entre os demais profissionais ligados directa ou indirectamente ao Património Científico nos museus, escolas e universidades.
A ARP trouxe para o debate sobre o ensino da Conservação e Restauro, o resultado das iniciativas europeias dos últimos dois anos sobre o tema “Transferência de aptidões, formação e conhecimento nas profissões do património tradicionais e emergentes”, relacionado com os perfis profissionais necessários para aqueles que trabalham mais directamente com o Património Cultural, como é naturalmente o caso dos museus e das suas equipas.
 
Duas das ideias importantes transmitidas, e hoje em debate na Europa, foram:
 
“Os profissionais do património requerem aptidões amplas, conhecimentos profundos e uma forte base de ética para permitir que estes estejam na dianteira da gestão e da salvaguarda do Património Cultural, e da sua multiplicidade de valores, de modo que o património cultural possa ser transmitido com integridade e ser apreciado por todos, agora e no futuro”, e que “As profissões do Património Cultural necessitam que os seus perfis existentes sejam definidos em relação ao necessário: na educação, nas competências, no acesso, na prática das suas aptidões, e nas responsabilidades para com o património cultural.

 

Continuar...

I Seminário Nacional de Conservação de Coleções Científicas

MUHNAC 100

No próximo dia 28 de Junho irá decorrer no Anfiteatro Manuel Valadares do Museu Nacional de História Natural e da Ciência o I Seminário Nacional de Conservação de Coleções Científicas. Entrada gratuita e sujeita a inscrição através do email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  até ao dia 22 de junho de 2018.

Mais informações aqui

Programa detalhado

Banner750x500 8

Assembleia Geral da ARP e Eleições para os Corpos Sociais da ARP - biénio 2018-20

logo arp-100Informamos que a Assembleia-Geral Ordinária realizar-se-á dia 28 de Março de 2018 na sede da Arp, Rua Saraiva de Carvalho, Nº8 2º andar 1250-243 Lisboa (na Junta de Freguesia de Campo de Ourique), com início às 18.00h, e decorrerá em simultâneo as Eleições para os Corpos Sociais da ARP – biénio 2018/20.

A partir das 19.00h a Direcção dará início a uma sessão de esclarecimentos aberta sobre o trabalho desenvolvido pela ARP, e as projecções para o futuro, e para a qual convida também os conservadores-restauradores não associados a estarem presentes.

Concurso Projeto Trama – Resultados

logo arp-100ACRE 100

Fechado o prazo de entrega de candidaturas no dia 26 de Janeiro, e após deliberação do Júri, a proposta vencedora coube a Leonor da Costa Pereira Loureiro, Sócia n.º 67, com o título: «Projecto Delfim Maya: preservação, conservação, restauro e divulgação das obras em papel (desenhos, caricaturas, planificações escultóricas, documentos, cartazes tauromáquicos, abatjour) e esculturas de um artista esquecido».

Tal como estabelecido no regulamento do concurso, a vencedora irá assistir às Jornadas que terão lugar nos dias 10 e 11 de Fevereiro em Uncastillo (Saragoça), com todas as despesas pagas, bem como às que terão lugar em Santarém no dia 10 de Março.

Projeto Trama

logo arp-100ACRE 100

O Projeto Trama é uma actividade desenvolvida pela Associação de Conservadores-restauradores de Espanha e com a colaboração da Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal, inserido no Ano Europeu do Património, que se celebra em 2018.

Com o objectivo de fomentar projectos de valorização patrimonial partindo da perspectiva da conservação e restauro e, simultaneamente, dar visibilidade à profissão, compreende a realização de umas jornadas sobre o tema e um concurso, que acontecerão em Portugal e Espanha simultaneamente.

O concurso, dirigido aos conservadores-restauradores (sócios e não sócios da ARP), pretende distinguir uma proposta que, partindo de uma intervenção realizada, estabeleça possíveis estratégias de valorização económica para o Bem em questão e/ou de âmbito formativo (educação patrimonial).

O vencedor de cada país poderá assistir às Jornadas que terão lugar no país vizinho, com todas as despesas pagas e às Jornadas no respectivo país.

A fase de entrega das propostas acontecerá entre os dias 11 de Dezembro de 2017 e 26 de Janeiro de 2018, encontrando-se mais informações no Regulamento do Concurso.

Preventive Conservation: The State of the Art - IIC 2018 Congress

IIC logo 100

Closing date extended to 5 June 2017 – Simultaneous call for papers and posters for Preventive Conservation: The State of the Art – Turin, 10 – 14 September 2018

Preventive conservation is a vital and ever-developing field at the centre of museum, site and heritage management, contributing to the sustainability of organisations as well as to the care of their collections. An IIC Congress last addressed issues in preventive conservation in Ottawa in 1994 and much has changed since then: new methods of investigation and analysis; a greater understanding of materials and how they may change or decay with time; developments in conservation practice. For conservators, conservation scientists and all those concerned with preventive conservation there are still as many questions as answers, still matters of concern to be discussed; many of you working in the field have something to say and exciting research to bring to us. To enable you to do this, we have extended the closing date for the call for papers and posters to 5 June 2017!

There’s a list of possible topics on the IIC Turin Congress page and even this list is not exhaustive. The matters of genuine concern in the field of preventive conservation are the matters you raise: they will be the focus of the 2018 Congress. We will build on recent IIC initiatives, including points raised during the 2008 Congress on Conservation and Access and the IIC/ICOM-CC environmental guidelines developed at the 2014 Hong Kong Congress; most importantly, we will also look to the future.

Please don’t delay! Visit the IIC Turin Congress page to see the list of possible topics, log in to the site and submit your proposal now! The deadline for the receipt of proposals is now 5 June 2017! Please note that this is a simultaneous call for paper and poster proposals: there will be no later separate call for posters.



1995 © ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Todos os direitos reservados.
Morada: Rua Saraiva de Carvalho Nº8 - Águas Furtadas, 1250-243 Lisboa - Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Facebook