Workshop de Encadernação: ESTRUTURAS DO LIVRO MEDIEVAL: LIMP VELLUM BINDING

logoorig 100

Datas: 10, 11 e 12 de Julho de 2017
Carga horária: 18 horas
Formadora: Diana Avelar Pires (conservadora-restauradora de documentos gráficos)
Local: Arquivo Distrital do Porto | Rua das Taipas, 90 | 4050-598 Porto

Mais informação aqui

 

O Arquivo Distrital do Porto (ADP) e o Serviço de Gestão da Documentação e Informação (GDI) da UPdigital da Universidade do Porto vão desenvolver um workshop de encadernação para conservadores-restauradores intitulado estruturas do livro medieval: limp velum binding no Porto.

O conhecimento aprofundado dos materiais e técnicas utilizados na produção do livro medieval é essencial para a definição de uma abordagem de conservação e restauro que respeite ao máximo a história destas obras e o seu significado na história da tecnologia do livro. O domínio destas técnicas é fundamental tanto para a sua reprodução fiel como para a consolidação de estruturas deterioradas.

Sendo este um workshop direcionado a conservadores-restauradores em formação e profissionais, serão discutidas questões de durabilidade e qualidade dos materiais introduzidos, bem como a variedade de técnicas que podem ser aplicadas.

Para tal serão apresentados estudos de caso de tratamentos de conservação e restauro desenvolvidos em Portugal nos últimos anos.

É importante não esquecer que o conservador-restaurador atua sempre como um agente transformador do objeto e, como tal, entender o que é a intervenção mínima num códice medieval que se encontre inacessível.

 

PROGRAMA

10 de Julho

9:30 – 12:00

O livro medieval: seu significado na época de manufatura. O encadernador medieval e os materiais da época. Costuras: denominações, estruturas, influências, evoluções e variações.

13:00 – 16:30

Criação de 2 modelos de costura: costura suportada sobre nervos simples ou duplos, podendo esta ser corrida ou alternada, simples ou em espinha. Nervos em pele fendida, tiras de pele simples, sisal simples ou duplo.

11 de Julho

9:30 – 12:00

O conservador-restaurador como agente transformador de um códice. Os tratamentos de conservação e restauro de pergaminho: as técnicas atuais. O significado de intervenção mínima de acordo com o estado de conservação.

Tranchefila: denominações, costura primária e secundária, tranchefilas de conservação.

13:00 – 16:30

Criação de modelos de tranchefila: - tranchefilas de conservação; - tranchefila primária e secundária.

12 de Julho

9:30 – 12:00

Limp vellum/paper binding: estrutura e construção, materiais e técnicas.

13:00 – 16:30

Criação de um modelo limp binding.

 

Inscrições até 16 de Junho

N.º máximo de participantes: 12

Preço: 175 € (púbico em geral); 160 € (sócios AAADP, ARP, BAD, membros da DGLAB e da UP e estudantes).

Pagamento por transferência bancária: IBAN da Universidade do Porto > 001800032333597902058 (inscrições validadas após pagamento e envio de comprovativo para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

 

Informações e contactos:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inscrições)

www.adporto.pt | facebook.com/adporto

www.uporto.pt | facebook.com/universidadedoporto

www.facebook.com/davelarpires

www.instagram.com/bookconservation/



1995 © ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Todos os direitos reservados.
Morada: Rua Saraiva de Carvalho Nº8 - Águas Furtadas, 1250-243 Lisboa - Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Facebook