Inscrições

Condições para ser associado da ARP

Podem ser associados da ARP os Conservadores-Restauradores detentores de uma formação em Conservação e Restauro que observem as seguintes condições:

  • 1. Como membros Activos, as pessoas detentores de:
    • a. Licenciatura e mestrado em Conservação e Restauro, de acordo com o Processo de Bolonha (3+2)/ (nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações – QEQ) e que respeite os princípios do documento E.C.C.O.- ENCoRE Paper on Education and Access to the Conservation-Restauration Profession, a partir de 2007 (7QEQ);
    • b. Licenciatura em Conservação e Restauro anterior ao processo de Bolonha;
    • c. Cursos superiores em Conservação e Restauro ministrados num estabelecimento de ensino estrangeiro, reconhecidos em Portugal, de acordo com as directrizes da E.C.C.O. e aceites pela Direcção;
    • e. Tenham exercido efectivamente a profissão de Conservador-Restaurador de Obras de Arte durante pelo menos 7 (sete) anos até 1989 (data de inicio do 1.º Curso Superior da Escola superior de Conservação e Restauro).
  • 2. Como membros Estudantes, as pessoas que frequentem uma licenciatura ou mestrado em Conservação e Restauro (nível 6 QEQ e nível 7QEQ) em instituição que respeite os princípios da ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Education).

  • 3. Como membros Honorários, as pessoas singulares que apoiem os princípios da Associação ou prestem serviços notáveis à mesma e que pela sua alta competência, mérito e eminentes qualidades, contribuam para o enriquecimento científico e prestígio da Conservação e Restauro.

  • 4. Como membros Profissionais não-activos (aposentados), as pessoas tenham exercido funções na área da Conservação e Restauro na função pública ou reformados do sector privado.

(Capítulo II, dos Estatutos da Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal)

Download da Ficha do Pedido de Adesão

As informações fornecidas no Formulário do Pedido de Adesão / Actualização são de uso exclusivo da ARP que se compromete a não divulgá-las sem autorização expressa do associado.

Os Conservadores-restauradores que pretendam aderir à ARP ou actualizar a sua informação de associado podem fazê-lo através do envio de um Formulário de Pedido de Adesão / Actualização devidamente preenchido, acompanhada de:

  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações
  • Comprovativos referidos nos pontos 3, 6 e 9 do artigo 6.º do Regulamento Interno

Clique aqui para fazer o download da ficha de adesão

A ficha, acompanhada dos restantes requisitos, deverá ser enviada por email para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou por correio para a nossa sede:

  • Rua Fialho de Almeida, nº 14 - 2º Esq. Avenidas Novas, 1070-129 Lisboa

A Adesão apenas será considerada efectiva depois do pagamento da Jóia de Inscrição e da Quota que deverá ser efectuado, assim que o requerente for informado da sua aceitação como sócio na ARP, por cheque ou por transferência bancária para:

  • N.º conta ARP CGD 010073-330
  • NIB 0035 0707 00010073330 66
  • IBAN PT50003507070001007333066
  • Banco: Caixa Geral Depósitos
  • Agência: Balcão de Santos, Lisboa
  • Quotas:
  • Sócios Profissionais - 50€
  • Sócios Estudantes - 25€
  • Sócios Profissionais não-activos - isentos
  • Jóia: 25€
  • 2ª via do cartão de membro - 5€

O pagamento de quotas pode ser realizado através do pagamento do valor total da quota até ao dia 30 de Junho através de transferência bancária para o NIB acima referido, e enviado o respectivo comprovativo para o email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Após o pagamento da quota será enviado a vinheta do ano vigente por correio.

Os membros activos poderão fazer o pagamento de quotas de forma faseada, através de transferência bancária. As prestações terão de ser acertadas com a ARP através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Os membros activos poderão fazer o pagamento de quotas através de débito directo em 4 prestações anuais, nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro, no valor de 12,50€ + 1,00€, referente às taxas cobradas pelo banco.



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