“Ensuring high quallity in safeguarding cultural heritage” | Atenas 17.05.2022

Foi em Atenas, o berço da democracia e da oratória, que os representantes das associações europeias de conservadores-restauradores, congregadas na E.C.C.O., deram voz aos profissionais seus representados, debatendo os desafios, preocupações e o rumo que todos nós partilhamos relativamente à regulamentação e reconhecimento da profissão de conservador-restaurador, sem excepção, garantindo os padrões de qualidade na salvaguarda do Património Cultural.

Entre a evidência de que não existe, para já, uma solução de âmbito europeu que seja aplicável no enquadramento legal e formativo específico de cada país, juntas, as associações europeias de conservadores-conservadores estão a trilhar o caminho do sucesso e, neste momento, todos contam.

O papel congregador da E.C.C.O. torna-se essencial para navegar entre os diversos mecanismos legais europeus e identificar ferramentas de trabalho que permitam colocar a regulamentação da profissão de conservador-restaurador nas agendas políticas nacionais e internacionais.

Contudo, os estudos determinativos e configurações legislativas que se encontram a ser realizadas nos últimos anos no seio da União Europeia são uma realidade, entre as quais as recentes directrizes direccionadas para os regimes de acesso e exercício de profissões reguladas, ou o projecto Charter – European Cultural Heritage Skills Alliance – para a regulamentação das profissões do sector cultural.

O trabalho requer disponibilidade e dedicação de cada associação e dos seus associados. Nesse sentido, o envolvimento e representatividade de todos é bem-vindo e essencial para alcançar o reconhecimento da profissão ao nível nacional. Trabalhando e colaborando em rede, os sucessos que cada associação alcançar têm reflexo num processo global. A motivação geral ficou patente neste evento. O mote será “Pensar global, agir local”.

Estamos a preparar um resumo para os associados da ARP, incluindo as temáticas discutidas e as conclusões principais da Assembleia Geral da E.C.C.O e seu Encontro de Presidentes, bem como da conferência “Ensuring high quality in safeguarding Cultural Heritage – The vital importance of protecting the title and regulating the profession of Conservation-Restoration in Europe” (Atenas, 17 Μaio 2022).

A ARP agradece a hospitalidade dos colegas da associação grega – Ssaette – Association of Conservators-Restorers of Antiquities and Works of Art – Greece (ACAWA-GR), e o sucesso na organização deste evento. Efcharistó!