English version
N.º 1
2005
pp. 5-19

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis

António João Cruz

Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1749-016 Lisboa

ajcruz@fc.ul.pt

Resumo

Duas caixas de pintura de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), que devem ter sido usadas cerca de 1920, contêm 64 tubos de tinta de um fornecedor inglês (Winsor & Newton) e três franceses (Morin & Janet, C. Bourgès e Lefranc). Há uma muito grande variedade de tintas que correspondem a terras com cores amarelas, vermelhas ou castanhas.Tintas de cor branca, preta ou verde, pelo contrário, há apenas um tipo de cada. Em termos do número de tubos, o ocre, a siena, a úmbria, o branco de chumbo e o azul ultramarino são os pigmentos mais abundantes; o amarelo de cádmio, o betume, o castanho de Van Dyck, o azul de cobalto e o negro de osso são os menos frequentes. Entre as ausências, merece destaque o branco de zinco. De uma forma geral, há uma clara preferência pelos pigmentos tradicionais. Por espectrometria de fluorescência de raios X, foi possível detectar a presença de cargas nalguns tubos. Da mesma forma, verificou-se que uma das tintas identificada como ocre no rótulo, na realidade, corresponde a úmbria. As caixas também contêm 43 pincéis, de uma forma geral muito gastos. Embora se encontre na literatura uma referência ao generalizado mau estado de conservação das pinturas de Columbano derivado do grande uso do betume, essa afirmação não é suportada, nem pelas caixas de pintura, nem pelos processos de conservação do arquivo do Instituto Português de Conservação e Restauro. Pelo contrário, os pigmentos encontrados nestas caixas não fazem prever a ocorrência de significativos problemas de conservação nas pinturas de Columbano.

Palavras-chave

Columbano Bordalo Pinheiro
Materiais de Pintura
Pigmentos
Espectrometria de Fluorescência de Raios X
Conservação

Idioma

Português

DOI

10.14568/cp1_2

Download

PDF | Material adicional

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Cruz, A. J., 'A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis', Conservar Património 1 (2005) 5-19, https://doi.org/10.14568/cp1_2.

APA:
Cruz, A. J. (2005). A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis. Conservar Património, 1 5-19. DOI:10.14568/cp1_2.

Chicago:
Cruz, António João. 2005. "A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis." Conservar Património 1:5-19. doi:10.14568/cp1_2.

NP405:
CRUZ, António João – A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis. Conservar Património. ISSN 1646043X. 1 (2005) 5-19.

ABNT:
CRUZ, António João. A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis. Conservar Património, Lisboa, v. 1, p. 5-19, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp1_2>. Acesso em: .

História

Online: 2017-10-3
Publicação: 2005-2-3

Referências

1 Cove, S., 'Mixing and mingling: John Constable's oil paint mediums c. 1802-37, including the analysis of the "Manton" paint box', in A. Roy, P. Smith, Painting Techniques. History, materials ans studio practice, IIC, London (1998) 211-216.

2 Harley, R.D., Artists' Pigments. c.1600-1835.A study in english documentary sources, 2nd revised edition, Archetype Publications, London (2001).

3 Alexander, S. M., 'Towards a history of art materials - A survey of published technical literature in the arts', Art and Archaeology Technical Abstracts, 7(3) (1969) 121-161; 7(4) (1969) 199-216; 8(1) (1970) 153-178.

4 Bordini, S., Materia e Imagen. Fuentes sobre lás técnicas de la pintura, tradução de R. Ibero, Ediciones de Serbal, Barcelona (1995).

5 Viñas, S. M., 'Original written sources for the history of mediaeval painting techniques and materials: A list of published texts', Studies in Conservation, 43(2) (1998) 114-124.

6 Clarke, M., The Art of All Colours. Medieval recipe books for painters and illuminators, Archetype Publications, London (2001).

7 Carlyle, L., The Artist's Assistant. Oil painting instruction manuals and handbooks in Britain 1800-1900 with reference to selected eighteen-century sources,Archetype Publications, London (2001).

8 Woodcock, S.,'The life of a painter: technical information in painters' biographies and autobiographies published in Britain 1820-1940', in A. Roy, P. Smith, Painting Techniques. History, materials ans studio practice, IIC, London (1998) 240-245.

9 van Gogh,V., The Complete Letters of Vincent van Gogh, 2.ª ed., New York Graphic Society, Boston (1978).

10 Bomford, D.; Dunkerton, J.; Gordon, D.; Roy, A., Art in the Making. Italian painting before 1400, National Gallery, London (1989).

11 Crook, J.; Learner, T., The Impact of Modern Paints, Tate Gallery Publishing, London (2000).

12 Richter, E.-L.; Härlin, H., 'A nineteenth century collection of pigments and painting materials', Studies in Conservation, 19(2) (1974) 76-82.

13 Townsend, J., 'The materials of J. M.W.Turner: pigments', Studies in Conservation, 38(4) (1993) 231-254.

14 Katz, M. R., 'Holman Hunt on himself: textual evidence in aid of technical analysis', in E. Hermens, Looking Through Paintings.The study of painting techniques and materials in support of art historical research, de Prom, Baarn (1998) 415-444.

15 Roteiro. Columbano, Museu Nacional de Arte Contemporânea, [Lisboa] (s/d).

16 Catálogo da Exposição. Columbano, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa [1983].

17 Silva, R. H., 'Fotobiografia', in Silva Porto. 1850-1893. Exposição comemorativa do centenário da sua morte, Instituto Português de Museus, Lisboa (1993) 52-73.

18 Cobbe,A.,'Coloumen's canvas stamps as an aid to dating paintings: a classification of Winsor & Newton canvas stamps from 1839-1920', Studies in Conservation, 21(2) (1976) 85-94.

19 Cabral, J. M. P.; Cruz,A. J.,'As assinaturas e os formatos das pinturas de Silva Porto', in Silva Porto. 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte, Instituto Português de Museus, Lisboa (1993) 482-494.

20 Villers, C., 'Artists canvases. A history', in ICOM Comittee for Conservation 6th Triennial Meeting, ICOM, Ottawa (1981) 81/2/1.

21 Bomford, D.; Kirby, J.; Leighton, J.; Roy, A., Art in the Making. Impressionism, National Gallery, London (1990).

22 Callen, A., The Art of Impressionism. Painting technique & the making of modernity,Yale University Press, New Haven-London (2000).

23 Macedo, D., Columbano, Realizações Artis, Lisboa (1953).

24 Gettens, R. J.; Stout, G. L., Painting Materials.A short encyclopedia, 2.ª ed., Dover Publications, New York (1966).

25 Cruz,A. J.,'Aplicações não convencionais da radiação infravermelha no exame de objectos museológicos', Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 6 (1997) 4-5.

26 Algunas Observaciones sobre la Composición y la Permanencia de los Colores para Artistas de Winsor & Newton Limited,Winsor & Newton, Wealdstone, (1939).

27 Plesters, J.,'Ultramarine blue, natural and artificial', in A. Roy (ed.), Artists' Pigments.A handbook of their history and characteristics, volume 2, National Gallery of Art,Washington (1993) 37-65.

28 Aldemira, L. V., Columbano. Ensaio Biográfico e Crítico, Livraria Portugal, Lisboa (1941).

29 'Aldemira (Luís Varela)', in Enciclopédia Luso-brasileira de Cultura, Editorial Verbo, Lisboa, volume 1 (1963) 993.

30 Carlyle, L.,'Authenticity and adulteration: what materials were 19th century artists really using?', The Conservator, 17 (1993) 56-60.

31 Fiedler, I.; Bayard, M.,'Cadmium yellows, oranges, and reds', in R. L. Feller (ed.), Artists' Pigments. A handbook of their history and characteristics, volume 1, Cambridge University Press-National Gallery of Art, Cambridge-Washington (1986) 65-108.

32 Lapa, P., 'Columbano Bordalo Pinheiro', in R. H. Silva, P. Lapa, M. A. Silveira, Museu do Chiado. Arte portuguesa. 1850-1950, Museu do Chiado, Lisboa (1994) 105.

33 Kühn, H.,'Terminal dates for paintings derived from pigment analysis', in W. J.Young (ed.), Application of Science in Examination of Works of Art. Proceedings of the Seminar: June 15-19, 1970, Museum of Fine Arts, Boston (1973) 199-205.

34 Cabral, J. M. P.; Ribeiro, I.; Cruz, A. J., 'Características técnicas da pintura de Silva Porto', in Silva Porto. 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis. 1993, Instituto Português de Museus, Lisboa (1993) 495-514.

35 Ribeiro, I., Estudo sobre Henrique Pousão, Instituto José de Figueiredo, Lisboa, relatório não publicado (1994).

36 Ribeiro, I.; Oliveira, M. J.; Carmo, A. M., 'Alfredo Keil: a mestria com simplicidade', in Alfredo Keil. 1850-1907, Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Lisboa (2001) 245-271.

37 Lucena,A., 'Columbano no seu ofício de pintor', Belas Artes. Revista e Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, 11 (1957) 23-32.

38 Kühn, H.; Curran, M., 'Chrome yellow and other chromate pigments', in R. L. Feller (ed.), Artists' Pigments. A handbook of their history and characteristics, volume 1, Cambridge University Press-National Gallery of Art, Cambrige-Washington (1986) 187-217.

39 Church, A. H., The Chemistry of Paints and Painting, 4th edition, Seeley, Service & Co. Limited, London (1915).

40 Weber, F.W., Artist' Pigments.Their chemical and physical properties, D.Van Nostrand Company, New York (1923)

41 Gettens, R. J.; Sterner, F.W.,'The compatibility of pigments in artist' oil paints', Technical Studies in the Field of the Fine Arts, 10 (1942) 18-28.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp1_2


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal