English version
N.º 19
2014
pp. 5-20

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material

Sílvia Ferreira1,*, Elsa Murta2, Irina Crina Anca Sandu3, Manuel Costa Pereira4

1 Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

2 Laboratório José Figueiredo, Direcção Geral do Património Cultural, Lisboa, Portugal

3 Laboratório Hercules, Universidade de Évora, Évora, Portugal

4 Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

* silvia.a.s.ferreira@gmail.com

Resumo

Apresentamos neste texto o estudo da obra de talha dos púlpitos da igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa, Portugal. O facto de estas peças se encontrarem sem douramento (sendo que toda a restante talha da igreja é dourada), suscitou o interesse reforçado pela sua análise. Além da abordagem histórica e estilística, o texto trata dos aspectos da materialidade dos púlpitos, nomeadamente, do suporte de madeira e da camada de cor branco-acinzentado. Técnicas analíticas, como microscopia óptica, complementada com o uso de corantes para mapear a eventual presença de materiais aglutinantes constituintes da camada branca aplicada sobre o suporte de madeira, microscopia electrónica de varrimento com espectrometria de raios X dispersiva de energia, difracção de raios X, espectrometria de fluorescência de raios X e micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier foram utilizadas para identificar os componentes materiais das camadas pictóricas.

Palavras-chave

Talha
Barroco
Douramento
Conservação
Materiais
Análises

Idioma

Português

DOI

10.14568/cp2013009

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Ferreira, S.; Murta, E.; Sandu, I. C. A.; Pereira, M. C., 'Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material', Conservar Património 19 (2014) 5-20, https://doi.org/10.14568/cp2013009.

APA:
Ferreira, S., Murta, E., Sandu, I. C. A., & Pereira, M. C. (2014). Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material. Conservar Património, 19 5-20. DOI:10.14568/cp2013009.

Chicago:
Ferreira, Sílvia, Elsa Murta, Irina Crina Anca Sandu, and Manuel Costa Pereira. 2014. "Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material." Conservar Património 19:5-20. doi:10.14568/cp2013009.

NP405:
FERREIRA, Sílvia [et al.] – Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material. Conservar Património. [Em linha]. 19 (2014) 5-20 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2013009>. ISSN 21829942.

ABNT:
FERREIRA, Sílvia et al. Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: um estudo histórico, estilístico, técnico e material. Conservar Património, Lisboa, v. 19, p. 5-20, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2013009>. Acesso em: .

História

Recebido: 2013-12-13
Revisto: 2014-7-24
Aceite: 2014-9-15
Online: 2014-9-28
Publicação: 2014-10-24

Referências

1 Rocca, S. V.; Guedes, N. C., ‘Púlpito' in Thesaurus. Vocabulário de Objectos do Culto Católico, Fundação da Casa de Bragança - Universidade Católica Portuguesa, Vila Viçosa - Lisboa, (2004) 53.

2 Marques, J. F., ‘A Palavra e o Livro’, in História Religiosa de Portugal, ed. C. M. Azevedo, vol. 2, Círculo de Leitores, Lisboa (2000) 377- 447.

3 Geese, S., Kirchenmobel und Naturdastellung. Kanzel in Flandern und Brabant, Lottbek, Ammersbeck bei Hamburg, (1997).

4 Ferreira, S, ‘Félix Adaucto da Cunha (act. 1716 - †1773): mestre escultor e entalhador da Lisboa setecentista. Novos contributos para o estudo da sua obra’, Rossio - Estudos de Lisboa 2 (2013) 186-195.

5 Ataíde, M, ‘Igreja de Nossa Senhora da Pena’, in Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Assembleia Distrital de Lisboa, Lisboa (1975) 121-128.

6 Ling, R., Roman Painting, University Press, Cambridge (1991) 23-24.

7 Ferreira-Alves, N. M., A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Artistas e Clientela, Materiais e Técnica, vol. 1, Arquivo Histórico, Câmara Municipal do Porto, Porto (1998).

8 Smith, R., A Talha em Portugal, Livros Horizonte, Lisboa (1963).

9 Serk-Dewaide, M. ‘Les techniques utilisées dans l’art baroque religieux des XVII et XVIII siècles au Portugal, en Espagne et en Belgique’, in Policromia – A Escultura Policromada Religiosa dos Séculos XVII e XVIII. Estudo Comparativo das Técnicas, Alterações e Conservação em Portugal, Espanha e Bélgica, ed. A. I. Seruya, IPCR, Lisboa (2004), 119-155.

10 Sanyova, J. ‘La technique du stuc-marbre. L’autel de Notre-Dame des Douleurs de l’église Saint-Jean-Baptiste à Averbode: um example de stuc-marbre em Belgique’, in Policromia – A Escultura Policromada Religiosa dos Séculos XVII e XVIII. Estudo Comparativo das Técnicas, Alterações e Conservação em Portugal, Espanha e Bélgica, ed. A. I. Seruya, IPCR, Lisboa (2004), 103-112.

11 Gandola, B., ‘Tecnologia della scaiola intelvese’, in Imitazione e Bellezza Opere e Techniche dell´Arredo Sacro in Scaiola, Ente di Gestione della Riserva Naturale Speciale del Sacro Monte della SS. Trinità di Ghiffa, Ghiffa (2003) 66-69.

12 Sandu; I. C. A.; Joosten; I. Leal, N., ‘Optical imaging applications for the study of cultural heritage artifacts”, in Optical Imaging: Technology, Methods and Applications, eds. A. Tanaka, B. Nakamura, Nova Science Publishers Inc. (2012) 65-108.

13 Magrini, D.; Bracci, S.; Sandu, I. C. A., ‘Fluorescence of organic binders in painting cross-sections’, Procedia Chemistry 8 (2013) 194-201, doi: 10.1016/j.proche.2013.03.025.

14 Kuckova, S.; Sandu, I. C. A.; Crhova, M.; Hynek, R.; Fogas, I.; Schäfer, S., ‘Protein identification and localization using mass spectrometry and staining tests in cross-sections of polychrome samples’, Journal of Cultural Heritage, 14(1) (2013) 31–37, doi: 10.1016/j.culher.2012.03.004.

15 Sandu, I. C. A., Schäfer, S., Magrini, D., Bracci, S., Roque, A. C. A., ‘Cross-section and staining-based techniques for investigation of organic materials in polychrome works of art - a review’, Microscopy and Microanalysis, 18(4) (2012) 860-875, doi: 10.1017/S1431927612000554.

16 Sandu, I. C. A; Roque, A. C. A.; Matteini, P.; Schäfer, S.; Agati, G.; Correia. C. R.; Viana, J. F. F. P., ‘Fluorescence recognition of proteinaceous binders in works of art by a novel integrated system of investigation’, Microscopy Research and Technique 75(3) (2012) 316-324, doi: 10.1002/jemt.21060.

17 Carvalho, A., ‘Madeiras de folhosas. Contribuição para o seu estudo e identificação’, Boletim da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais 5(1) (1954-1955) 54-69.

18 Vasconcellos, J. C., Identificação de Madeiras Pelos Caracteres Macroscópicos. Quadro Dicotómico para a Determinação de Alguns Géneros das Coníferas e das Folhosas pela Identificação das Suas Madeira, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa (1929).

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2013009


< Anterior Seguinte >
ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal