Artigo
O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys
Erica Eires1,*, António João Cruz1,2, Carla Rego1
1 Laboratório de Conservação e Restauro, Instituto Politécnico de Tomar, Estrada da Serra, 2300-313 Tomar, Portugal
2 Laboratório Hercules, Universidade de Évora, Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora, Portugal
* erica_eires@hotmail.com
Resumo
O "Tríptico da Vida de Cristo", da Igreja de São João Baptista, em Tomar, data do início do século XVI e é atribuído ao entorno de Quentin Metsys. Quando foi iniciada a intervenção de conservação e restauro actualmente em curso, apresentava extensas reintegrações, em parte significativamente alteradas, que colocavam diversas questões éticas. Que fazer com essas reintegrações era o problema principal, para o qual não era evidente a solução a adoptar. Deviam ser assumidas como parte da história do tríptico e ser mantidas, não obstante a alteração? Ou deviam ser removidas? Todas ou apenas algumas? Enfim, como respeitar a autenticidade, a memória e a ética profissional? Eis o que se pretende discutir neste artigo.
Palavras-chave
Pintura
Reintegração
Alteração
Remoção
Intervenção
Idioma
Português
DOI
10.14568/cp2015025
Download
PDF
Importar referência
RIS | Endnote
Citação
Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT
Conservar Património: Eires, E.; Cruz, A. J.; Rego, C., 'O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys', Conservar Património 23 (2016) 79-88, https://doi.org/10.14568/cp2015025.
APA: Eires, E., Cruz, A. J., & Rego, C. (2016). O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys. Conservar Património, 23 79-88. DOI:10.14568/cp2015025.
Chicago: Eires, Erica, António João Cruz, and Carla Rego. 2016. "O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys." Conservar Património 23:79-88. doi:10.14568/cp2015025.
NP405: EIRES, Erica [et al.] – O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys. Conservar Património. [Em linha]. 23 (2016) 79-88 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2015025>. ISSN 21829942.
ABNT: EIRES, Erica; CRUZ, António João; REGO, Carla. O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys. Conservar Património, Lisboa, v. 23, p. 79-88, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2015025>. Acesso em: .
História
Recebido: 2015-12-22 Revisto: 2016-7-15 Aceite: 2016-7-17 Online: 2016-7-25 Publicação: 2016-7-28
Referências
1 Freire, L., 'Elementos para um relatorio acerca do tratamento da pintura antiga em Portugal', Conservar Património 5 (2007) 9-65, https://doi.org/10.14568/cp5_3.
2 'Restauro 52/71', relatório, arquivo técnico da Direcção-Geral do Património Cultural - Laboratório José de Figueiredo, Lisboa (1971).
3 Carvalho, J. A. S., 'Tríptico do Baptismo de Cristo', in Cristo, Fonte de Esperança: Exposição do Grande Jubileu do Ano 2000, ed. D. Ribeiro, Diocese do Porto, Porto (2000) 260.
4 Delgado, M. D.; Melo, M. T.; Noronha, M. T., 'Restauro 7/00', relatório, arquivo da Direcção-Geral do Património Cultural - Laboratório José de Figueiredo, Lisboa (2001).
5 Cruz, A. J., 'Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900', Conservar Património 5 (2007) 67-83, https://doi.org/10.14568/cp5_4.
6 Eires, E.; Cruz, A. J.; Rego, C.; Desterro, M. T.; Costa, S.; Candeias, A., 'The material and the image: overpainting and retouching in the "Life of Christ" triptych belonging to the Saint John, the Baptist, church in Tomar', comunicação, RECH3 - III Internacional Meeting on Retouching of Cultural Heritage, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto (2015).
7 Appelbaum, B., Conservation Treatment Methodology, Butterworth-Heinemann, Oxford (2007), doi:10.4324/9780080561042.
8 Arnheim, R., Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora, Pioneira, São Paulo (2001).
9 Brandi, C., Teoria do Restauro, Edições Orion, Amadora (2006).
10 Scarzanella, C. R.; Cianfanelli, T., 'La percezione visiva nel restauro dei dipinti. L'intervento pittorico', in Problemi di Restauro. Riflessioni e Ricerche, ed. M. Ciatti, Edifir Edizione, Firenze (1992) 185-211.
11 AIC, 'Code of ethics and guidelines for practice', American Institute for Conservation, Washington, http://www.conservation-us.org/about-us/core-documents/code-of-ethics-andguidelines-for-practice/code-of-ethics-and-guidelines-forpractice (acesso em 8-12-2015).
12 Bailão, A., 'Técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica', Ge-Conservación 2 (2011) 45-63.
13 Bailão, A., 'Terminologia associada à conservação e restauro de pintura', Conservar Património 18 (2013) 55-62, doi:10.14568/cp2013010.
14 Digney-Peer, S.; Thomas, K.; Perry, R.; Townsend, J.; Gritt, S., 'The imitative retouching of easel paintings', in Conservation of Easel Paintings, ed. J. Stoner & R. Rushfield, Routledge, Abingdon (2012) 607-634.
15 Mora, P.; Mora, L.; Philippot, P., 'Problems of Presentation', in Historical and Philosophical Issues in the Conservation of Cultural Heritage, ed. N. S. Price, M. K. Talley Jr. & A. M. Vaccaro, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (1996) 343-354.
16 Viñas, S. M., Contemporary Theory of Conservation, Routledge, Abingdon (2005), doi:10.4324/9780080476834.
17 Martens, M. P. J., 'Leave it or take it away: ethical considerations on the removal of overpaintings', CeROArt (2015), http://ceroart.revues.org/4765 (acesso em 2015-12-08).
18 Von Der Goltz, M., Stoner, J., 'Considerations on removing or retaining overpainted additions and alterations', in Conservation of Easel Paintings, ed. J. Stoner & R. Rushfield, Routledge, Abingdon (2012) 497-499.
19 Hedley, G., 'Long lost relations and new found relativities (1993)', in Issues in the Conservation of Paintings, ed. D. Bomford & M. Leonard, The Getty Conservation Institute, Los Angeles (2004) 407-423.
20 Keith, L.; Roy, A.; Morrison, R.; Schade, P., 'Leonardo da Vinci's 'Virgin of the rocks': treatment, technique and display', National Gallery Technical Bulletin 32 (2011) 32-56.
21 Curie, P.; Pasquali, C., 'Restaurer la Sainte Anne', in La Sainte Anne, l'Ultime Chef-d'Oeuvre de Léonard de Vinci. Communiqué de Presse, Louvre, Paris (2012) 29-30, http://www.louvre.fr/sites/default/files/presse/fichiers/pdf/louvredossier-presse-sainte-anne.pdf (acesso em 2016-07-22).
22 González Mozo, A.; Alonso Alonso, R., 'Reflexión ante la restauración del Pasmo de Sicilia, de Rafael', Boletín del Museo del Prado 29(47) (2011) 104-119.
23 Dunkerton, J.; Syson, L., 'In search of Verrocchio the painter: the cleaning and examination of The Virgin and Child with Two Angels', National Gallery Technical Bulletin 31 (2010) 4-41.
24 García, J. M. B., 'Cleaning areas: the location of tests in the cleaning of paintings', International Journal of Conservation Science, 5(3) (2014) 283-294, http://www.ijcs.uaic.ro/public/IJCS-14-26-Barros.pdf (acesso em 2016-07-22).
Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2015025
|