English version
N.º 34
2020
pp. 50-64

 

< Anterior Seguinte >

Artigo
Variações cromáticas em pinturas de Adriano de Sousa Lopes após a remoção de verniz oxidado

João Linhares1,, Liliana Cardeira2,3 , Ana Bailão2,4 , Ruben Pastilha1 , Sérgio Nascimento1 

1 Universidade do Minho, Centro de Física, Laboratório de Ciências da Cor, Campus de Gualtar, Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal

2 CIEBA, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, nº4, 1249-058 Lisboa, Portugal

3 Laboratório HERCULES, Universidade de Évora, Palácio do Vimioso nº 8, 7000-809 Évora, Portugal

4 CITAR, Universidade Católica Portuguesa, Rua Diogo Botelho, nº 1327, 4169-005 Porto, Portugal

* jlinhares@fisica.uminho.pt

Resumo

A capacidade de remover digitalmente a camada de verniz na fase de diagnóstico de uma pintura, sem qualquer intervenção química ou física, poderá ser uma vantagem, pois permite prever o resultado do procedimento de limpeza da camada de proteção e auxiliar a proposta de tratamento. Duas pinturas de Adriano de Sousa Lopes foram investigadas por imagiografia hiperespectral na zona da luz visível, antes e após a remoção da camada de verniz. A reflectância espectral foi estimada em cada caso e sua comparação utilizada para avaliar o efeito da remoção da camada de verniz. As pinturas simuladas com a camada de verniz envelhecida foram comparadas com a intervencionada, sem verniz, comparando as coordenadas cromáticas e outros descritores cromáticos. Verificou-se que considerando o efeito da camada de verniz de cada pintura individualmente obtêm-se erros mais baixos do que considerando a média da camada de verniz das duas pinturas. Verificou-se também que simular a remoção da camada de verniz sem saber a transmitância do verniz original produz resultados limitados e que os erros são menores se o conteúdo cromático for obtido sem considerar a luminosidade.

Palavras-chave

Cores
Camada de verniz
Pinturas
Imagiografia hiperespectral
Análise espectral
Remoção digital

Idioma

Inglês

Título original

Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish

DOI

10.14568/cp2018064

Download

PDF

Importar referência

RIS | Endnote

Citação

Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT

Conservar Património:
Linhares, J.; Cardeira, L.; Bailão, A.; Pastilha, R.; Nascimento, S., 'Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish', Conservar Património 34 (2020) 50-64, https://doi.org/10.14568/cp2018064.

APA:
Linhares, J., Cardeira, L., Bailão, A., Pastilha, R., & Nascimento, S. (2020). Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish. Conservar Património, 34 50-64. DOI:10.14568/cp2018064.

Chicago:
Linhares, João, Liliana Cardeira, Ana Bailão, Ruben Pastilha, and Sérgio Nascimento. 2020. "Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish." Conservar Património 34:50-64. doi:10.14568/cp2018064.

NP405:
LINHARES, João [et al.] – Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish. Conservar Património. [Em linha]. 34 (2020) 50-64 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp2018064>. ISSN 21829942.

ABNT:
LINHARES, João et al. Chromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish. Conservar Património, Lisboa, v. 34, p. 50-64, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp2018064>. Acesso em: .

História

Recebido: 2018-12-8
Revisto: 2019-4-8
Aceite: 2019-4-29
Online: 2020-7-31

Referências

1 Vicente, J. P., 'Estudio analítico de materiales empleados en barnices, aglutinantes y consolidantes en obras de arte mediante métodos cromatográficos y esctrométricos', PhD dissertation, Universitat de València, València (2007), http://roderic.uv.es/handle/10550/15821.

2 Ortiz, A. S., Restauración de Obras de Arte: Pintura de Caballete, Ediciones AKAL, Madrid (2002).

3 Nicolaus, K., Manual de Restauración de Cuadros, Könemann, Köln (1999).

4 'E.C.C.O - Professional Guidelines II. Code of ethics', http://www.ecco-eu.org/documents/ (accessed 2019-6-10).

5 Trumpy, G.; Conover, D.; Simonot, L.; Thoury, M.; Picollo, M.; Delaney, J. K., 'Experimental study on merits of virtual cleaning of paintings with aged varnish', Optics Express 23(26) (2015) 33836-33848, https://doi.org/10.1364/OE.23.033836.

6 Elias, M.; Cotte, P., 'Multispectral camera and radiative transfer equation used to depict Leonardo's sfumato in Mona Lisa', Applied Optics 47(12) (2008) 2146-2154, https://doi.org/10.1364/AO.47.002146.

7 Berns, R. S.; Byrns; S.; Casadio, F.; Fiedler, I.; Gallagher, C.; Imai, F. H.; Newman, A.; Taplin, L. A., 'Rejuvenating the color palette of Georges Seurat's A Sunday on La Grande Jatte - 1884: A simulation', Color Research Application 31(4) (2006) 278-293, https://doi.org/10.1002/col.20223.

8 Berns, R. S., 'Rejuvenating the appearance of cultural heritage using color and imaging science techniques', in AIC Colour 2005. Proceedings of the 10th Congress of the International Colour Association, ed. J. L. Nieves & J. Hernández-Andrés, International Colour Association (2005) 369-374.

9 Berns, R. S.; Rie, E. R. de la, 'The effect of the refractive index of a varnish on the appearance of oil paintings', Studies in Conservation 48(4) (2003) 251-262, https://doi.org/10.1179/sic.2003.48.4.251.

10 Barni, M.; Bartolini, F.; Cappellini, V., 'Image processing for virtual restoration of artworks', IEEE Multimedia 7(2) (2000) 34-37, https://doi.org/10.1109/93.848424.

11 Pappas, M.; Pitas, I., 'Digital color restoration of old paintings', IEEE Transaction on Image Processing 9(2) (2000) 291-294, https://doi.org/10.1109/83.821745.

12 Faul, F.; Ekroll, V., 'Psychophysical model of chromatic perceptual transparency based on substractive color mixture', Journal of the Optical Society of America A 19(6) (2002) 1084-1095, https://doi.org/10.1364/JOSAA.19.001084.

13 Simonot, L., 'Photometric model of diffuse surfaces described as a distribution of interfaced Lambertian facets', Applied Optics 48(30) (2009) 57-93, https://doi.org/10.1364/AO.48.005793.

14 Elias, M.; Simonot, L.; Menu, M., 'Bidirectional reflectance of a diffuse background covered by a partly absorbing layer', Optics Communication 191(1-2) (2001) 1-7, https://doi.org/10.1016/S0030-4018(01)01087-2.

15 Simonot, L.; Elias, M., 'Color change due to a varnish layer', Color Research Application 29(3) (2004) 196-204, https://doi.org/10.1002/col.20008.

16 Rie, E. R. de la, 'The influence of varnishes on the appearance of paintings', Studies in Conservation 32(1) (1987) 1, https://doi.org/10.1179/sic.1987.32.1.1.

17 Cosentino, A., 'Multispectral imaging system using 12 interference filters for mapping pigments', Conservar Património 21(1) (2015) 25-38, https://doi.org/10.14568/cp2015005.

18 Cotte, P.; Dupraz, D., 'Spectral imaging of Leonardo Da Vinci's Mona Lisa: A true color smile without the influence of aged varnish', Color Graphics Imaging and Vision 3 (2006) 311-317.

19 Linhares, J. M. M.; Pinto, P. D. A.; Nascimento, S. M. C., 'Color rendering of art paintings under CIE illuminants for normal and color deficient observers', Journal of the Optical Society of America 26(7) (2009) 16-68, https://doi.org/10.1364/JOSAA.26.001668.

20 Nascimento, S. M. C.; Linhares, J. M. M.; Montagner, C.; João, C. A. R.; Amano, K.; Alfaro, C.; Bailão, A., 'The colors of paintings and viewers' preferences', Vision Research 130(2017) 76-84, https://doi.org/10.1016/j.visres.2016.11.006.

21 Pinto, P. D.; Linhares, J. M. M.; Nascimento, S. M. C., 'Correlated color temperature preferred by observers for illumination of artistic paintings', Journal of the Optical Society of America A 25(3) (2008) 623-630, https://doi.org/10.1364/JOSAA.25.000623.

22 Cardeira, L.; Bailão, A. (ed.), Adriano de Sousa Lopes. Conservação e Restauro das Obras Académicas Pertencentes ao Espólio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, CIEBA, Lisboa (2018)..

23 Murcia, L., 'Reemplazo de solventes tóxicos: Una propuesta práctica para los talleres de restauración de nuestro país., in Jornada de Técnicas de Reparación y Conservación del Patrimonio; IV Congreso Iberoamericano y XII Jornada de Técnicas de Reparación y Conservación del Patrimonio, ed Laboratorio de Entrenamiento Multidisciplinario para la Investigación Tecnológica (LEMIT), La Plata, Argentina (2015) 421-429, https://doi.org/978-987-3838-03-3 (Accessed at 2019-06-24)

24 Barros, J. M., 'Sistema de limpieza desarrollados por Richard Wolbers', in Seminario sobre la limpieza de pinturas de caballete, ed. V. Ramón, J. Barros & M. Poveda, Editorial Universidade Politécnica de Valência, Valencia, 62-65.

25 Wolbers, R., Cleaning Painted Surfaces. Aqueous Methods, Archetype Publications, London (2000).

26 Luo, M. R.; G. Cui, G.; Rigg, B., 'The development of the CIE 2000 colour-difference formula: CIEDE2000', Color Research Application 26(5) (2001) 340-350, https://doi.org/10.1002/col.1049.

27 Pinto, P. D.; Linhares, J. M. M.; Carvalhal, J. A.; Nascimento, S. M. C., 'Psychophysical estimation of the best illumination for appreciation of Renaissance paintings', Visual Neuroscience 23(3-4) (2006) 669-674, https://doi.org/10.1017/S0952523806233340.

28 Carter, E. C.; Ohno, Y.; Pointer, M. R.; Robertson, A. R.; Sève, R.; Schanda, J. D.; Witt, K., Colorimetry, 15:2004, 3th ed., Commission Internationale de l'Éclairage, Viena (2004).

29 Pointer, M. R.; Attridge, G. G., 'The number of discernible colours', Color Research Application 23(1) (1998) 52-54, https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6378(199802)23:1<52::AID-COL8>3.0.CO;2-2.

30 Palomero, C. M. T.; Soriano, M. N., 'Digital cleaning and "dirt" layer visualization of an oil painting', Optical Express 19(21) (2011) 21011-21017, https://doi.org/10.1364/OE.19.021011.

31 Kubelka, P., 'New Contributions to the optics of intensely light-scattering materials part II: nonhomogeneous layers', Journal of the Optical Society of America A 44(4) (1954) 330-335, https://doi.org/10.1364/JOSA.44.000330.

32 Saunderson, J. L., 'Calculation of the Color of Pigmented Plastics', Journal of the Optical Society of America A 32(12) (1942) 727-736, https://doi.org/10.1364/JOSA.32.000727.

33 Elias M.; Simonot, L.; Thoury, M.; Frigerio, J. M., 'Bi-directional reflectance of a varnished painting', Optics Communication 231(1-6) (2004) 25-33, https://doi.org/10.1016/j.optcom.2003.12.008.

34 Aldaba, M. A.; Linhares, J. M. M.; Pinto, P. D.; Nascimento, S. M. C.; Amano, K.; Foster, D. H., 'Visual sensitivity to color errors in images of natural scenes', Visual Neuroscience 23(3-4) (2006) 555-559, https://doi.org/10.1017/S0952523806233467.

Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp2018064

ARP | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal