Artigo
Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos
Carolina Barata1,2,*, António João Cruz2,3, Jorgelina Carballo1,2, Maria Eduarda Araújo4,5
1 Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, R. Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
2 Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR), R. Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
3 Departamento de Arte, Conservação e Restauro, Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Estrada da Serra, 2300-313 Tomar, Portugal
4 Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, Ed. C8, 1749-016 Lisboa, Portugal
5 Centro de Química e Bioquímica, Campo Grande, Ed. C8, 1749-016 Lisboa, Portugal
* cbarata@porto.ucp.pt
Resumo
Uma escultura sobre madeira, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos, datável da primeira metade do século XVIII e com características eruditas, foi objecto de estudo que teve como principal objectivo a identificação dos materiais e a caracterização das técnicas utilizadas na sua execução. Usou-se a radiografia para a análise do suporte de madeira, a microscopia óptica de reflexão com e sem luz polarizada (PLM e OM) para a caracterização estratigráfica e identificação de materiais, e a espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energias (EDXRF), a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e testes microquímicos para a identificação de pigmentos e cargas.Os materiais identificados eram comuns na época: gesso, folha de ouro, bolo-arménio, branco de chumbo, ocre castanho, vermelhão, pigmento preto de carbono (a que possivelmente foi adicionado verdete como secante), laca vermelha e composto de cálcio como carga. Em termos de procedimentos, no entanto, não parece terem sido completamente seguidas as recomendações da época a respeito da preparação, possivelmente por razões económicas.Motivos semelhantes levaram ao uso de branco de chumbo com carga de composto de cálcio nas zonas menos nobres da escultura e permitem explicar que o estofado tenha ficado limitado às zonas visíveis das vestes.
Palavras-chave
Escultura policromada
Materiais
Técnicas
Análise
Pigmentos
Idioma
Português
DOI
10.14568/cp6_3
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Citação
Conservar Património | APA | Chicago | NP405 | ABNT
Conservar Património: Barata, C.; Cruz, A. J.; Carballo, J.; Araújo, M. E., 'Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos', Conservar Património 6 (2007) 21-30, https://doi.org/10.14568/cp6_3.
APA: Barata, C., Cruz, A. J., Carballo, J., & Araújo, M. E. (2007). Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos. Conservar Património, 6 21-30. DOI:10.14568/cp6_3.
Chicago: Barata, Carolina, António João Cruz, Jorgelina Carballo, and Maria Eduarda Araújo. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos." Conservar Património 6:21-30. doi:10.14568/cp6_3.
NP405: BARATA, Carolina [et al.] – Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos. Conservar Património. [Em linha]. 6 (2007) 21-30 [Consult. ]. Disponível em WWW: <URL:https://doi.org/10.14568/cp6_3>. ISSN 21829942.
ABNT: BARATA, Carolina et al. Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos. Conservar Património, Lisboa, v. 6, p. 21-30, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.14568/cp6_3>. Acesso em: .
História
Online: 2017-10-3 Publicação: 2009-2-1
Referências
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Endereço persistente: https://doi.org/10.14568/cp6_3
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