Museu Nacional Machado de Castro | Missiva

Foi divulgada nos meios de comunicação social, uma iniciativa que decorre no Museu Nacional Machado de Castro, intitulada «Da Oficina Para o Museu», e que consiste na conservação e restauro de um conjunto de 40 esculturas pertencentes ao Museu.

Segundo se pode ver no referido conteúdo noticioso, os trabalhos de conservação e restauro, apesar de supervisionados pelos conservadores-restauradores dos museus, encontram-se a ser realizados por voluntários, sem formação em conservação e restauro ou a frequentar formação na área. O objetivo final desta iniciativa consistirá na realização de uma exposição no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, com uma mostra das peças intervencionadas.

A ARP dirigiu já missivas à Museus e Monumentos de Portugal EPE, ao Laboratório José de Figueiredo, e à Diretora do Museu Nacional Machado de Castro apelando para a suspensão da iniciativa.

Manifestou, igualmente, a sua discordância por este tipo de iniciativas, que colocam em causa a integridade do património cultural, desvalorizam uma profissão fundamental na área do património cultural (que pressupõe uma formação específica para o efeito), e que se mostram contrárias às responsabilidades que devem ter, neste âmbito, os museus nacionais.