Resultados actuais da discussão do perfil profissional do conservador-restaurador na Assembleia da República

No passado dia 18 de Junho, na Assembleia da República, foi aprovado por unanimidade o projecto de resolução 1272/XIV/2, tendo em vista a definição do perfil profissional do conservador-restaurador, apresentado pela deputada não-inscrita Cristina Rodrigues e que teve o contributo da ARP.

Anteriormente, foram também publicados após a audição parlamentar da ARP, o relatório final da petição “Pela salvaguarda do património cultural, sustentada na qualidade técnica das intervenções de Conservação e Restauro”, assim como a resposta ao pedido de informação dirigido à Ministra da Cultura pela Comissão de Cultura e Comunicação onde deu entrada a petição.

+ info:
Resolução
Projecto de Resolução
Petição
Audição ARP
Vídeo: ARTV

 

Vivemos todos este momento de discussão da profissão com a esperança que a valorização profissional do conservador-restaurador, numa perspectiva legislativa e pública, seja uma realidade!

A Direcção da ARP agradece a todos os associados e membros directivos antecessores, o interesse e esforço em prol da profissão. Momentos desta relevância constroem-se ao longo do tempo com trabalho e dedicação, integrando nesse percurso os esforços e vozes construtivas, guiados por princípios de respeito pela comunidade profissional dos conservadores-restauradores. E sempre em concordância com a deontologia profissional que promove sólidos valores éticos entre pares, e para com a sociedade, em geral, em prol da protecção do património cultural.

Bem hajam!

Pela Direcção